Nossos Leitores Perguntam: Deus é Onipresente?

 

 

 

onipre.jpg

 

Várias religiões dizem que Deus é onipresente, um termo que dá a entender que Deus mora em todos os lugares ao mesmo tempo. Por exemplo, a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) se refere a Deus como “aquele que na verdade está presente em todos os lugares e coisas existentes”. De maneira similar, John Wesley, fundador da Igreja Metodista, escreveu um sermão intitulado “Sobre a onipresença de Deus”, no qual ele disse que “não existe um ponto no espaço, dentro ou fora dos limites da criação, onde Deus não esteja”.

O que a Bíblia ensina? Será que Deus é onipresente, estando em todos os lugares no céu, na Terra e até mesmo entre os humanos ao mesmo tempo?

Na verdade, a Bíblia diz que Deus tem um lugar específico de morada — os céus. Ela registra uma oração do Rei Salomão na qual ele clamou a Deus:

“Que tu mesmo ouças desde os céus, teu lugar estabelecido de morada.” (1 Reis 8:43)

Quando ensinou seus discípulos a orar, Jesus Cristo disse a eles para dirigir suas orações ao “Nosso Pai nos céus”. (Mateus 6:9) Depois de sua ressurreição, Cristo entrou ‘no próprio céu, para aparecer perante a pessoa de Deus’, diz a Bíblia. — Hebreus 9:24.

Esses versículos indicam claramente que Jeová Deus mora apenas no céu, não em todos os lugares. É claro que “os céus” mencionados nesses textos não se referem à atmosfera ao redor da Terra nem à vasta expansão do espaço sideral. Os céus físicos não podem conter o Criador do Universo. (1 Reis 8:27) A Bíblia diz que “Deus é Espírito”. (João 4:24) Ele reside nos céus espirituais, num domínio à parte do Universo físico. — 1 Coríntios 15:44.

O que dizer dos textos da Bíblia que parecem indicar que Deus está presente em todos os lugares?

Por exemplo, o Salmo 139:7-10, em que Davi disse sobre Deus:

“Para onde posso ir do teu espírito e para onde posso fugir da tua face? Se eu subisse ao céu, lá estarias tu; e se eu fizesse meu leito no Seol, eis que lá estarias tu! Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão.”

Será que esses versículos querem dizer que Deus na verdade é onipresente, morando em cada um desses lugares mencionados?

Note que Davi perguntou primeiro: “Para onde posso ir do teu espírito?” Por meio de seu espírito santo, Deus pode ver tudo e usar seu poder em todos os lugares, sem ir literalmente a esses lugares ou morar neles. Para ilustrar: Em anos recentes os cientistas conseguiram examinar o solo do planeta Marte, a milhões de quilômetros da Terra. Como? Não por ir até lá, mas por estudar fotos detalhadas e outras informações transmitidas para a Terra por meio de sondas enviadas à superfície de Marte.

De maneira similar, Jeová Deus não precisa estar em todos os lugares, ou ser onipresente, para saber o que está acontecendo em qualquer parte do Universo. A Palavra de Deus diz:

“Não há criação que não esteja manifesta à sua vista.” (Hebreus 4:13)

Realmente, a força ativa de Jeová, ou seu espírito santo, pode estar em todos os lugares, permitindo que ele veja tudo e realize seu propósito de um local fixo, sua “santa habitação” nos céus. — Deuteronômio 26:15.

Por ensinar que Deus é onipresente, a cristandade confundiu a questão e tornou mais difícil para Deus ser encarado como real por seus adoradores. Como é que Deus pode estar presente em todo lugar ao mesmo tempo? Deus é uma Pessoa espiritual, o que significa que não tem um corpo material, mas sim um espiritual. Será que um espírito tem corpo?

Sim, pois lemos: “Se há corpo físico, há também um espiritual.” (1 Cor. 15:44; João 4:24)

Deus como indivíduo, como Pessoa com um corpo espiritual, tem um lugar de residência, e assim não poderia estar em qualquer outro lugar ao mesmo tempo.

Além disso, o discípulo Estêvão e o apóstolo João tiveram visões do céu, nas quais viram tanto a Deus como a Jesus Cristo. Portanto, Jeová Deus deve ser uma pessoa, um indivíduo, tanto quanto Jesus Cristo. (Atos 7:56; Apoc. 5:1, 9) Aqueles dos cristãos, que têm a esperança de finalmente viverem no céu, têm a garantia de que verão a Deus e também serão semelhantes a ele, mostrando que Jeová Deus é realmente uma pessoa e tem um corpo, bem como determinado lugar para estar. — 1 João 3:2.

Pode ser que alguns tenham ficado confusos pelo fato de que Deus vê tudo; também o seu poder pode ser sentido em toda a parte. (2 Crô. 16:9) Poderíamos ilustrar esses fatos por comparar Deus com uma usina elétrica. Esta encontra-se em determinado lugar talvez em certa rua duma cidade. Mas a sua eletricidade é distribuída pela cidade inteira, fornecendo luz e energia. E assim é com Jeová Deus. Ele tem determinado lugar nos mais altos dos céus, mas a sua força ativa, seu espírito santo, provê esclarecimento, e sua força pode ser sentida em todo o lugar, em todo o universo.

Assim a ideia de que Deus é onipresente é equivocada e não se harmoniza com os verdadeiros atributos de Deus.

12 comentários sobre “Nossos Leitores Perguntam: Deus é Onipresente?

  1. Assim Será

    Se tudo o que existe foi criado por Deus, pelo seu Espírito, então Deus se faz presente em tudo; só não se manifesta em tudo, a não ser que queira assim, e assim será.

    Curtir

  2. wallery

    Olá, RaMILSAN!
    É muito bom debater e discutir ideias, os horizontes se abrem. Passamos a entender a forma como as pessoas nos entendem. Interagimos.
    Ramilsan, o tema aqui é discutir a questão da onipresença de Deus. Eu não falei de trindade em nenhum momento. Sobre a trindade, ainda, não expus o que penso dela. Vamos deixar para um outro momento.
    Quando opino a respeito de algum ponto ou questão da biblia, faço uso do momento histórico, do contexto e de nossa realidade. Não fico preso a alguma ideia que algum pastor ou religião me passaram. Faço uso de meu pensamento.
    Quando comecei a discutir a questão da onipresença, deixei bem claro que ela não significa necessariamente que Deus precise estar fisicamente naquele ou neste lugar. Note a expressão por me utilizada,”não significa necessariamente”, contudo nada impede que o faça, já que ele é Deus. Se pensarmos de forma contrária, estaríamos impondo limites ao Deus da bíblia e ele, segundo a própria, não há limites, até porque ele é onipotente. Expliquei também que dentre os famosos atributos- onipresença, onipotência e onisciência- que a bíblia confere a Deus, o da onipotência é que torna possível a existência dos demais. Sem a onipotência, o Deus da bíblia, não seria Deus. Assim, Ramilsan, A onipresença não significa habitar nesse ou naquele lugar, mas que tudo está às suas vistas. Nada lhe escapa, foi isso que eu disse em meu segundo comentário, volte e dê uma olhada.
    Não estava discutindo o que esse ou aquele dicionário entende por onipresença. Expus, o que os autores da biblia hebraica pensava quando se referia a onipresença de Deus.
    Agora vc dizer que “Dizer que deus está em todos os lugares faz com que ele fique escravo do seu próprio poder e assim sendo estaria mesmo em locais impróprios”, Não tem o mínimo sentido.
    Como é que Deus ficaria refém de um poder que ele mesmo o controla? Não tem nada haver de dizer que Deus não tem ou não faz uso da onipresença, porque ele estaria em lugar impróprio.
    Eu lhe falei da arca da aliança que mostra que Deus se fez presente em um templo dedicado ao deus dagom que seria assim um lugar impróprio, no entanto, vc não se convenceu, pois bem, vou lhe falar no caso do Templo de Jerusalém que Jesus dizia ser a casa do pai dele. A voz de Deus foi ouvida nesse Templo que Jesus disse que havia se tornado covil de ladrões e salteadores. Outro exemplo melhor que esses anteriores é este: Imaginemos que uma Tj ou outro crente qualquer tenha que pregar, lá em um centro de umbanda, significa que o Deus da Tj ou o Deus desse outro crente vai se afastar desse seu seguidor só porque ele está em um centro de umbanda? Vamos a outro exemplo, pregando pelas ruas, vc Tj entra em uma casa de prostituição clandestina, e aí seu Deus vai se afastar de vc, por causa disso? Que tal, o exemplo de José do Egito, ele se tornou servo de Potifar, vc acha que na casa de Potifar não era repleta de imagem, oferendas e todo tipo de devoção aos deuses egípcios, não é? Aí, Deus não se fazia presente na vida de José só porque aquele lugar estava repleto de sujeira espiritual?Portanto,Ramilsan, nunca vá aos extremos de suas conclusões. Tudo depende de um contexto. O problema dos crentes é esse, se apega a uma ideia e somente a ela e esquece das demais variáveis que não estão sendo analisadas Se o lugar próprio ou impróprio não impede que Deus se manifeste, mostre-se presente.
    Ainda lhe escapa a mente , o seguinte, quer dizer que enquanto vc está pregando aqui em uma determinada rua, cidade ou país, seu Deus não se faz presente no meio de outros crentes Tj que estão em uma outra rua, cidade ou pais, porque Deus não pode estar em diversos lugares ao mesmo tempo? Pense um pouco amigo, cuidado com os exageros!
    O tempo e lugar são grandezas físicas, portanto podem ser manipuláveis por Deus. De novo cito o exemplo do homem endemoniado. Os demônios, nesse episódio, claramente manipularam a matéria e o espaço, possibilitando assim que uma legião deles estivesse no corpo do homem. Se os demônios podem fazer coisa como essa, quanto mais aquele que os criou.
    Se os céus físicos não podem contê-lo, logo nada escapa de sua presença.
    Vc não pode pensar que Deus é um imóvel que fica sentado em um trono, só mandando que se faça isso ou aquilo. Cuidado com as figuras de linguagem espalhadas pela bíblia.
    Mais um outro detalhe que vc esquece é que a onipresença de Deus é sentida por meio de seu espírito santo que para Tj é a sua força ativa. Usar a expressão força, se olharmos o dicionário como vc fez com relação a onipresença também não cairia muito bem para exprimir esse poder de Deus. Mas, deixe pra lá!
    “Concluindo. Deus não é onipresente, ele é um ser pessoal, com personalidade. Ele nem precisa estar estar literalmente em todo lugar. Por meio da atuação de seu espírito santo e dos anjos, ele consegue estar a par de tudo que acontece com sua criação. Saber que Deus é um Ser pessoal o torna mais real pra nós, e evita que caiamos em armadilhas filosóficas como um ser abstrato, como o vento e até que caiamos em idolatria. E saber disso me ajuda a ter uma amizade pessoal com ele”
    E quem disse que Deus por usar de seu poder de onipresença, ele deixa de ser uma pessoa, dotada de personalidade? Onde foi que vc viu escrito isso por mim?
    Vc que está confundindo as coisas amigo, Deus não é onipresente, entenda, ele pode se fazer onipresente. leia as entrelinhas. Ás vezes, ele não precisa necessariamente estar neste ou naquele lugar como se fosse uma estátua fixa.
    Quanto ao exemplo de Estevão, não vi lógica nenhuma em citá-lo. Primeiro porque não disse a vc que acredito na trindade, segundo, como já havia dito, ali não passava de uma visão, Terceiro, Estevão nunca viu Jesus como ele poderia distinguir quem era quem? Ou vc acha que Estevão era um dos discípulos de Jesus? quarto, vc mesmo diz que o espirito santo é uma força, como se poderia ver uma força e ainda mais em uma visão?
    Aqui estão meus argumentos, tudo dentro da ponderação, da realidade, sem extrapolações ou exageros.
    Abraços!

    Curtir

  3. Ramilsan

    wallery

    “Dizer que Deus não poderia ser onipresente porque Ele estaria desse modo em uma roda de macumba ou numa reunião de maçonaria, não tem nada a ver. Como disse, a arca da aliança que representava a presença de Deus foi parar em um templo dos filisteus, e ainda assim Deus estava lá. Entre uma roda de macumba e um templo pagão filisteu não há diferença alguma.”

    Amigo não confunda as coisas, a arca da aliança era um SIMBOLO da presença de Deus ou como você mesmo disse REPRESENTA A PRESENÇA DE DEUS e não que Deus estava ali presente de forma corpórea. Dizer que deus está em todos os lugares faz com que ele fique escravo do seu próprio poder e assim sendo estaria mesmo em locais impróprios. O argumento permanece.

    “Foi vc que disse que o espirito santo pode estar em qualquer lugar e estar em qualquer lugar é o quê?Por isso, amigo, pense um pouquinho que vc vai ver que realmente onipresença é ver tudo e portanto nada lhe escapa de sua presença, sem necessariamente estar fisicamente nesse ou naquele lugar.”

    Sua definição de Onipresença está totalmente ERRADA – Segue significado de Onipresença segundo o Wikpédia: A onipresença é a capacidade de ESTAR em todos os lugares ao mesmo tempo. Em teologia, a onipresença é um atributo divino segundo o qual Deus está PRESENTE em todos os pontos da criação. Em conjunto à simplicidade divina, pode-se dizer que Deus está COMPLETAMENTE PRESENTE em cada ponto do universo.
    Portanto o significado de Onipresença é sim estar em todos os lugares diferente do que Deus faz com seu espírito santo que usa para realizar seus propósitos, ou seja, Deus estende seu poder dos Céus, do seu local fixo em que Ele está para qualquer lugar no Universo. Veja essa comparação na Despertai 2005 publicada pelas Testemunhas de Jeová: “Como um pai estende a mão para baixo para consolar e amparar seus filhos, Jeová pode estender a mão — ou o espírito santo — a qualquer parte do domínio espiritual ou Universo físico, a fim de cumprir o Seu propósito. Por conseguinte, o Salmista podia dizer: “Se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto, também ali me guiaria a tua própria mão e me seguraria a tua direita.” — Salmo 139:9, 10.” pense também no Sol. Ele está num lugar específico, mas distribui energia a uma enorme parte da Terra. De modo similar, Deus tem um lugar de morada mas ele pode realizar sua vontade em qualquer parte do Universo, pode usar seu espírito santo para saber o que está acontecendo em qualquer lugar, a qualquer hora. É por isso que 2 Crônicas 16:9 diz: “Quanto a Jeová, seus olhos percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele
    E não se esqueça que em Lucas 11:20 chama o espírito santo de DEDO DE DEUS. Bem apropriado né.
    Pense bem… Porque Deus enviaria seu espírito santo se ele já está em todos os lugares? Porque Estevão não viu o Espírito Santo no céu na visão que teve antes de morrer já que ele está em todos os lugares?

    “Ou vc acha que uma “pessoa” que nem mesmo o universo físico, – que é infinito, não pode conter , poderia ser facilmente entendível? As qualidades de um ser de tamanha magnitude estão além da compreensão humana.”

    Concordo, a bíblia usa termos humanos para que possamos entender, para que possa ser transmitida a idéia. Tome como exemplo o Salmo 113:6 onde se diz que Ele se abaixa ou se inclina para ver o que há no céu e na terra. A questão aqui não é se Deus é uma pessoa da mesma forma nós entendemos e sim que ele tem sua moradia em um local bem definido e não em todos os lugares. Então embora a Bíblia fale a respeito de sua morada celeste como um lugar com localização específica, a total compreensão dessa dimensão espiritual é simplesmente impossível aos humanos.

    Portanto Deus é um ser pessoal (assim como vocês dizem que a trindade são 3 pessoas em 1) mas não é uma pessoa como nós humanos entendemos pois está fora da nossa compreensão.

    Concluindo. Deus não é onipresente, ele é um ser pessoal, com personalidade. Ele nem precisa estar estar literalmente em todo lugar. Por meio da atuação de seu espírito santo e dos anjos, ele consegue estar a par de tudo que acontece com sua criação. Saber que Deus é um Ser pessoal o torna mais real pra nós, e evita que caiamos em armadilhas filosóficas como um ser abstrato, como o vento e até que caiamos em idolatria. E saber disso me ajuda a ter uma amizade pessoal com ele

    Curtir

  4. wallery

    Se eu estiver confundindo os termos, então me desculpe. No entanto, suas alegações tentando provar que Deus não seja onipresente, ainda assim, não se sustentam.
    Dizer que Deus não poderia ser onipresente porque Ele estaria desse modo em uma roda de macumba ou numa reunião de maçonaria, não tem nada a ver. Como disse, a arca da aliança que representava a presença de Deus foi parar em um templo dos filisteus, e ainda assim Deus estava lá. Entre uma roda de macumba e um templo pagão filisteu não há diferença alguma.
    Olhe o que vc disse em suas argumentações:” Realmente, a força ativa de Jeová, ou seu espírito santo, pode estar em todos os lugares, permitindo que ele veja tudo e realize seu propósito de um local fixo, sua “santa habitação” nos céus. — Deuteronômio 26:15.”
    Vamos analisar suas declarações. O espirito santo representa o próprio Deus, assim se seu espirito pode estar em todos os lugares, segundo suas próprias palavras acima, então vc não só afirma que onipresença é o que eu disse como também vc enterra seus próprios argumentos. Porque se o espirito pode estar em qualquer lugar e se esse espirito representa o próprio Deus, então esses” todos lugares” que vc afirma poderia ser, sim, um uma roda de macumba e uma reunião de maçonaria. Onde o espirito estiver, lá estará Deus, porque não tem sentido dizer que a” força ativa de Deus” que é algo de Deus estaria em qualquer lugar e Ele não estaria. Com isso, provo que é vc que está confundindo as coisas, bem como está se contradizendo, o que é muito pior.
    Foi vc que disse que o espirito santo pode estar em qualquer lugar e estar em qualquer lugar é o quê?
    Por isso, amigo, pense um pouquinho que vc vai ver que realmente onipresença é ver tudo e portanto nada lhe escapa de sua presença, sem necessariamente estar fisicamente nesse ou naquele lugar. Onisciência, contudo, é ter ciência de tudo, ou seja, é o saber tudo. Nada lhe é desconhecido, pois, Ele é o senhor do saber( ciência, cognição).
    E como vc mesmo disse que o espirito santo pode estar em “todos os lugares”, vc está a meio passo de entender o que estou dizendo.
    Tomo novamente suas palavras ” os céus físicos não podem conter a Deus”, assim amigo não podemos encaixar Deus a nada. Sabemos pela ciência que o universo é infinito, no entanto, esse universo não pode contê-Lo. Por isso, amigo, nada escapa de Sua presença,quer dizer, de sua onipresença.
    E não esqueça, Deus manipula o universo como o oleiro manipula a massa de barro. A energia, a massa e o tempo, tudo pode ser manipulado por ele. Ele é o todo onipotente, diz a bíblia. O não pode, não pode ser aplicado a Deus. Ele é antes de tudo.
    E como vc bem lembrou e eu reforcei Deus é uma pessoa espiritual. Não tem como comparar uma coisa com outra. As referências biblicas quanto à pessoa de Deus não podem ser entendidas ao pé da letra, não. Dizer que Deus é uma pessoa não quer dizer que tudo que se aplica a uma pessoa humana, vai se aplicar à espiritual. Como havia argumentado anteriormente, os demônios que, na realidade, são anjos possuem parcelas do poder de Deus e podem manipular certas grandezas. O homem possesso, com uma legião de demônios em seu corpo, ilustra muito bem o que estou tentando explicar a vc e àqueles que acompanham esse sítio. A ideia de “pessoa ” contida na bíblia é apenas para termos um norte( uma orientação), pois do contrário, ficaríamos no campo do abstrato, o que ficaria muito dificil de ser entendido.
    Ou vc acha que uma “pessoa” que nem mesmo o universo físico, – que é infinito, não pode conter , poderia ser facilmente entendível? As qualidades de um ser de tamanha magnitude estão além da compreensão humana.

    Curtir

  5. abibliaeavidaeterna

    Quem esta confundindo é você. ONIPRESENÇA:O que é Onipresente:

    Onipresente é um adjetivo masculino e feminino que significa ubíquo e caracteriza algo ou alguém que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.

    VOCÊ confundiu Onipresença com Onisciência….

    Curtir

  6. wallery

    Vc está confundindo. A onipresença não significa habitar nesse ou naquele lugar, mas que tudo está às suas vistas. Nada lhe escapa!
    A própria bíblia diz que todas as coisas estão nuas aos seus olhos.
    Além disso, pensar da sua forma, significaria dizer que aquelas pessoas que se encontram nesses lugares que vc mencionou, estariam livres de qualquer repreensão de Deus. Elas estariam, assim, em uma zona cinzenta não alcançável por Deus.
    Foge-lhe a mente ainda, a ocasião em que a arca da aliança foi parar no templo dos filisteus e ficou junto dos deuses deles.E ali em meio aquele lugar, Deus se fez presente. Poderia haver lugar pior do que esse para Deus estar presente?
    O Diabo, segundo a bíblia não passa de um anjo que desobedeceu a Deus, nada além disso. Dessa forma, a presença do Diabo em uma reunião de maçonaria ou em um templo satânico, não faria com Deus fugisse dele,” como o diabo foge da cruz”, não. Ou melhor, não faria com que Deus deixasse de usar sua onipresença.
    Portanto, essa sua lógica não se sustenta!

    Curtir

  7. abibliaeavidaeterna

    SE Deus é onipresente e esta em todos os lugares, então ele habita em um templo satânico? ou numa roda de magia negra? ou que sabe nas reuniões maçonicas?

    Curtir

  8. wallery

    É interessante seu raciocínio, porém ele não condiz com a real intenção daquele que escreveu os textos bíblicos.
    Não há como comparar um ser espiritual e um ser carnal. Quando Estevão viu, em visão, duas pessoas, não significa que Deus e jesus supostamente seriam similares a pessoas humanas. Visão é uma visão, não representa realidade alguma. Na visão, Estevão viu duas pessoas com braços, pernas e cabeças, mas será que Deus é assim? É óbvio que não!
    Moisés, certa vez, pediu para ver Deus, contudo foi dito que nenhum homem poderia ver a Deus e continuar vivo. Assim, Estevão não viu a Deus, apenas uma visão representativa.
    Quanto a alegação de que Deus por ser uma pessoa não pode estar em diferentes lugares ao mesmo tempo, também não é verdade, tampouco se constitui em lógica correta. O princípio da química de que a matéria não ocupa o mesmo lugar ao mesmo tempo, não vale quando se analisa seres espirituais. O homem possesso de demônio é a prova disso. Os demônios, nesse exemplo, ocuparam ao mesmo tempo um corpo físico.No homem, havia uma legião de demônios o que prova que esses seres assim como Deus não respeitam leis físicas. não existem barreiras, quando se fala em seres espirituais. É dito na bíblia que Deus ouve todas as orações, assim se pensarmos da forma como vc explica, isso não seria possível, já que deus está em um lugar fixo no céu.
    Vc tem de entender uma coisa. A qualidade que torna Deus em Deus, é sua onipotência. É por causa dela que advém a onipresença e a onisciência. Sem sua onipotência não seria possível as outras.
    Todas as vezes que a bíblia apresenta Deus como pessoa, atribuindo-lhe qualidades ou aparência de uma pessoa, isso não deve ser entendido ao pé da letra.
    Vc acha que um ser que criou o Sol que é uma estrela de quinta grandeza, seria ele mesmo inferior em glória e poder?
    Deus é o criador do tempo e do espaço. Portanto, essas grandezas podem ser manipuladas a sua maneira, para ele, elas não são absolutas. Tempo e espaço só existem porque ele quer que existam.

    Curtir

Os comentários estão desativados.